![vivencia logo [Recuperado]-07.png](https://static.wixstatic.com/media/f51061_e37e734b0c0844f2ae8243a7b414ef35~mv2.png/v1/crop/x_3870,y_0,w_10938,h_5688/fill/w_715,h_372,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/vivencia%20logo%20%5BRecuperado%5D-07.png)
24 de maio
08h30 às 12h30
Um tempo de presença e experimentação, onde as famílias são convidadas a entrar na pesquisa com as crianças — não como espectadoras, mas como participantes ativas. Juntas, construímos percursos de investigação que valorizam os saberes de cada um, abrindo espaço para a descoberta e a criação coletiva na nossa Vivência.

As vivências
Berçário
Cesto dos Tesouros e o Brincar Livre.
(Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
No Berçário, acreditamos que o desenvolvimento acontece por meio do movimento livre e da experimentação com fragmentos do mundo. O Cesto do Tesouro é uma das estratégias centrais que utilizamos para oferecer às crianças um brincar livre, rico em descobertas, com objetos variados em texturas, tamanhos e formas. No brincar livre seguimos com esse mesmo olhar, permitindo que as crianças se relacionem de maneira espontânea com os materiais, descobrindo o mundo ao seu tempo, explorando com o corpo e os sentidos.
Grupo Verde
Brincar Heurístico e Areia.
(Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
Para o grupo verde, o brincar heurístico tem se mostrado uma ferramenta potente de pesquisa corporal e do movimento com as materialidades. A proposta foi ofertada no tapete com a areia o que permitiu às crianças explorarem aspectos como a fluidez, a transferência e a transformação dos materiais. Esse tipo de brincar oferece um tempo mais profundo de investigação, onde cada gesto e cada toque revela novas possibilidades de relação com o mundo e consigo mesmos.
Grupo Laranja
Miudezas em construção
(Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
A turma do grupo laranja vem trilhando um caminho sensível de descobertas através da investigação das miudezas – as pequenas coisas do mundo. Ao longo do semestre, sementes foram protagonistas: de onde vêm, para onde vão, como nascem e crescem... Como desdobramento dessas investigações, propusemos uma mesa de observação e criação com sementes, onde as crianças puderam experimentar a composição de mandalas efêmeras, dando forma e beleza à pesquisa da delicadeza e do detalhe.
Grupo Azul
A Essência do que Tem Dentro? (Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
No grupo azul, observamos um movimento constante dos bebês em colocar coisas dentro dos recipientes. Esse desejo de experimentar o “estar dentro” e procurar o que há dentro, revela uma investigação instintiva sobre espaço, volume e profundidade. Assim, criamos contextos que alimentam esse impulso investigativo, com propostas que convidam ao encaixe, à imersão e ao sair de dentro, favorecendo a experimentação em um verdadeiro laboratório de descobertas sensoriais e corporais.
Grupo Amarelo
Brincar heurístico
(Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
No grupo amarelo, a escolha do brincar heurístico surge da necessidade de potencializar as experiências de relação das crianças com os objetos e com a própria pesquisa – explorar e descobrir, relacionar e testar. Neste momento das sessões, as interações do grupo foram se fortalecendo: as crianças passaram a trocar mais entre si, compartilhando ideias, objetos, jeitos de brincar, rastros de pesquisa, rastros de movimento e marcas no ambiente. Assim, ressignificaram diferentes formas de usar os materiais, construindo sentido no movimento coletivo de descoberta e criação.
Grupo Vermelho
O Eu em Investigação: Autorretrato
(Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
No grupo vermelho, o olhar volta-se para o “eu”, para o reconhecimento de si como sujeito. As crianças demonstram interesse em se observar, se ouvir e se representar. A proposta do autorretrato surge como resposta a essa necessidade, permitindo que cada criança possa explorar sua imagem, suas expressões e seus detalhes únicos. O autorretrato se transforma em um território potente de investigação da identidade, do corpo e da singularidade de cada um.
ATELIÊ | Cores da Terra
(Sessões 8h30, 9h30, 10h30 e 11h30)
Na proposta Cores da Terra, convidamos as crianças a vivenciarem os processos do ateliê onde a terra é sujeito de pesquisa e transformação. Ao pilar, peneirar e misturar, a matéria se modifica e revela uma linguagem ancestral, conectando as crianças aos saberes dos povos que criavam tintas a partir da natureza. Nesse percurso, emergem aprendizados sobre o tempo do fazer, a escuta sensível da matéria e a arte como gesto enraizado na vida.