Sobre nossa escola

Você já imaginou uma escola na qual os projetos pedagógicos são elaborados a partir de vivências, interesses, brincadeiras e hipóteses levantados pelas crianças? Aqui é assim que funciona: nossa escola é transformada diariamente pelas contribuições das crianças, famílias e educadores.

Desde sua fundação, em 1982, o Colégio Abilità assumiu um compromisso com a educação: contribuir para a formação das crianças, de 4 meses a 5 anos e 11 meses, por meio da valorização da primeira infância e do olhar para o cotidiano como um meio fundamental para a formação do indivíduo.

Nossas referências pedagógicas vêm de importantes pensadores da educação e da primeira infância, tendo como principais inspirações o SocioconstrutivismoLoris MalaguzziEmmi Pikler. Acreditamos que a criança é a protagonista do seu aprendizado e utiliza múltiplas linguagens para consolidar e estruturar seu conhecimento. 

As atividades sensoriais, motoras e cognitivas são desenvolvidas após a observação das potencialidades e da escuta ativa individualizadas, permitindo que cada criança tenha a oportunidade de se expressar em suas múltiplas linguagens. Desta forma, as crianças se sentem mais estimuladas a pensar, a criar, a explorar, a descobrir e a construir seu próprio conhecimento, tornando o aprendizado muito mais significativo e com significado.​

“Nosso conhecimento não era de estudar em livros.
Era de pegar de apalpar de ouvir e de outros sentidos.
Seria um saber primordial?”
Manoel de Barros

 

Princípios

- As crianças atuam na aquisição do conhecimento, aprendendo por meio da experimentação, da observação e do movimento livre; 

- Valorizamos o brincar e as atividades lúdicas como forma de expressão e de relacionamento, permitindo que as crianças aproveitem o dia e o espaço;

- As crianças se relacionam com os outros e com o mundo através da exploração;

- Praticamos a escuta ativa por entendermos que as crianças têm múltiplas formas de se expressar: pelo choro, linguagem corporal, brincar, produção artística, movimento, entre outras linguagens;

- A alimentação é mais do que uma necessidade nutricional: ao compartilhar as refeições, as crianças se socializam, desenvolvem autonomia, aprendem a tomar decisões e praticam o respeito pelas escolhas e preferência do outro.

48724726-5d7e-4e5c-932b-792078d77a87_edited.jpg
da34dccb-7702-47ad-835a-880b4ba2aa9e.jpg
galeria-02.jpeg

Diferenciais

Amplo espaço ao ar livre, proporcionando o contato com a natureza;

- Respeito à infância;

- Trabalho em sub grupos

- Parceria com a família
- Escola inovadora
- Não utilizamos material apostilado

- Câmeras online nas salas do berçário;

7aac5645-4aa4-427d-884e-f3273aad149f.jpg