Conheça nossa escola
Você já imaginou uma escola na qual os projetos pedagógicos são elaborados a partir de vivências, interesses, brincadeiras e hipóteses levantados pelas crianças? Aqui é assim que funciona: nossa escola é transformada diariamente pelas contribuições das crianças, famílias e educadores.
Desde sua fundação, em 1982, o Colégio Abilità assumiu um compromisso com a educação: contribuir para a formação das crianças, de 4 meses a 5 anos e 11 meses, por meio da valorização da primeira infância e do olhar para o cotidiano como um meio fundamental para a formação do indivíduo.
Nossas referências pedagógicas vêm de importantes pensadores da educação e da primeira infância, tendo como principais inspirações o Socioconstrutivismo, Loris Malaguzzi e Emmi Pikler. Acreditamos que a criança é a protagonista do seu aprendizado e utiliza múltiplas linguagens para consolidar e estruturar seu conhecimento.
As atividades sensoriais, motoras e cognitivas são desenvolvidas após a observação das potencialidades e da escuta ativa individualizadas, permitindo que cada criança tenha a oportunidade de se expressar em suas múltiplas linguagens. Desta forma, as crianças se sentem mais estimuladas a pensar, a criar, a explorar, a descobrir e a construir seu próprio conhecimento, tornando o aprendizado muito mais significativo e com significado.
“Nosso conhecimento não era de estudar em livros.
Era de pegar de apalpar de ouvir e de outros sentidos.
Seria um saber primordial?”
Manoel de Barros
Princípios
- As crianças atuam na aquisição do conhecimento, aprendendo por meio da experimentação, da observação e do movimento livre;
- Valorizamos o brincar e as atividades lúdicas como forma de expressão e de relacionamento, permitindo que as crianças aproveitem o dia e o espaço;
- As crianças se relacionam com os outros e com o mundo através da exploração;
- Praticamos a escuta ativa por entendermos que as crianças têm múltiplas formas de se expressar: pelo choro, linguagem corporal, brincar, produção artística, movimento, entre outras linguagens;
- A alimentação é mais do que uma necessidade nutricional: ao compartilhar as refeições, as crianças se socializam, desenvolvem autonomia, aprendem a tomar decisões e praticam o respeito pelas escolhas e preferência do outro.
Diferenciais
Amplo espaço ao ar livre, proporcionando o contato com a natureza;
- Respeito à infância;
- Trabalho em sub grupos
- Parceria com a família
- Escola inovadora
- Não utilizamos material apostilado
- Câmeras online nas salas do berçário;