Buscar

O que é o socioconstrutivismo?

#socioconstrutivismo

Em um sentido mais amplo, socioconstrutivismo é sobre entender a criança como sujeito do conhecimento e dona do seu processo de aprendizagem.


Desde seu nascimento, o bebê passa a integrar uma comunidade marcada por hábitos, gestos, linguagens e tradições específicas, que orientam os rumos do desenvolvimento infantil. Portanto, para os teóricos, a natureza humana só pode ser entendida quando se leva em consideração o desenvolvimento sociocultural dos indivíduos, ou seja, não existe um indivíduo crescendo fora de um ambiente cultural. Além disso, a aprendizagem seria um resultado adaptativo que possui natureza social, histórica e cultural.


A teoria sugere ainda que é possível explorar mais a fundo o papel das interações com parceiros e educadores, na construção de ambientes de aprendizagem mais ricos e criativos. Indivíduos não aprendem apenas explorando o ambiente, mas também dialogando, recebendo instruções, vendo o que os outros fazem e ouvindo o que dizem.


Essa visão implica em uma prática na qual a criança é vista como capaz de formular hipóteses próprias e, assim, tem como ponto de partida os conhecimentos prévios de cada um, ampliando referências e colocando em jogo suas certezas e novas hipóteses que vão sendo construídas.



Fiel aos princípios da educação socioconstrutivista, a Escola Abilità acolhe seu filho(a) em um ambiente propício e inspirador. Um lugar onde cada criança encontra o espaço necessário para se desenvolver através de múltiplas linguagens, como a expressão corporal, a produção artística, a verbalização, a musicalização e o brincar.


Ele(a) conhecerá diferentes maneiras de usufruir seu conhecimento e será capaz de explorar o mundo, conquistando a autonomia e a autoconfiança necessárias para as diferentes etapas da sua vida!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo