top of page
Buscar

Como as atividades sensoriais ajudam a desenvolver seu filho?

As crianças precisam crescer de forma plena, por isso as atividades sensoriais ajudam a desenvolver seu filho, pois contribui para que ele receba os estímulos adequados.


Os estímulos sensoriais é tudo aquilo que aguça os 5 sentidos, no entanto, para que contribuam para o desenvolvimento é preciso que sejam experiencias significativas e marcantes.


Portanto, as crianças devem receber os estímulos adequados nas fases certas da vida, para que cresçam e desenvolvam suas habilidades.


Matricular seu filho numa escola que se preocupa com essas questões é o meio mais seguro de garantir que ela cresça com suas capacidades intelectuais plenamente desenvolvidas.


Atividades sensoriais ajudam a desenvolver seu filho: conheça mais sobre os estímulos dos 5 sentidos

1. Tato

Esse é um dos sentidos mais importantes, pois é por meio dele que as crianças conseguem diferenciar as texturas e oscilações das superfícies.


Além disso, à medida que se desenvolve, ela aprende a identificar diferentes sensações como temperaturas mais frias e mais elevadas e substâncias mais rígidas ou mais moles.


Por isso, ao escolher uma escola que valoriza a educação ao ar livre, em contato direto com a natureza permite que seu filho tenha experiências sensoriais a partir de contato direto com elementos presentes no meio ambiente.


Ou seja, tanto na realização das atividades propostas, como na hora das brincadeiras é importante que os pequenos vivem experiências sensoriais ligadas ao tato.


2. Visão

A visão precisa ser estimulada, mas isso deve ser feito longe das telas, pois elas podem causar prejuízos quando usadas em excesso.


Ter contato com a natureza e sua diversidade de cores é uma forma de estimular a visão das crianças.


A riqueza de detalhes nas plantas e nos animais são uma forma de aguçar a curiosidade das crianças e incentivá-las a analisar desenhos, variação de tons, entre outros detalhes.


3. Audição

Esse é um sentido bastante prejudicado no mundo moderno, visto que a intensidade de sons é muito grande.


Portanto, torna-se uma necessidade urgente estimular a audição de forma saudável, visto que as crianças com habilidades auditivas apuradas são capazes de distinguir diferentes sons com bastante facilidade.


Essa capacidade quando bem estimulada e desenvolvida pode contribuir para a formação profissional em música ou outra área que exija concentração e capacidade de audição.

4. Olfato

Usar frutas, plantas e flores como elementos principais nas atividades sensoriais ajudam a desenvolver seu filho e consequentemente lhe ensinar a diferenciar os aromas.


Além disso, por serem substâncias com cheiros suaves e ao mesmo tempo marcantes, as crianças se tornam capazes de identificá-los com maior facilidade.


5. Paladar

Uma criança saudável precisa ter uma alimentação com variação de cores e sabores, ou seja, rica em nutrientes para que o seu crescimento aconteça de forma plena.


Essa questão influencia no seu desenvolvimento físico e também cognitivo, pois crianças nutridas aprendem com muito mais naturalidade.


Sendo assim, as atividades sensoriais que ajudam a desenvolver seus filhos devem compreender o estímulo do paladar.


Quanto mais sabores e texturas as crianças tiverem contato, mais aguçado ficará o seu paladar e mais saudável será sua alimentação.


Atividades sensoriais ajudam a desenvolver seu filho: como a Abilitá pode te ajudar

Escolher uma escola que se preocupe com a formação integrada dos seus filhos não é algo fácil.


Pois, é preciso analisar o tipo de ambiente oferecido, as propostas pedagógicas e a forma como as atividades são desenvolvidas.


Uma vez que as crianças precisam ser estimuladas tanto nos 5 sentidos, como em sua capacidade cognitiva.


Portanto, escolher uma instituição de ensino que valorize seu filho de forma integral, promovendo seu desenvolvimento pleno é a chave do sucesso educacional.


Formamos uma parceria sólida com as famílias, pois acreditamos que essa é a melhor forma de promover uma educação de qualidade.


Promover atividades sensoriais que ajudam a desenvolver seu filho é de grande importância para que as crianças recebam os estímulos adequados para o seu pleno desenvolvimento.


Sendo assim, é fundamental que a escola e a família estejam engajadas em encontrar as melhores formas de estimular os pequenos.


Essa é uma maneira de incentivar o seu desenvolvimento e suas habilidades, além de promover oportunidades para que eles tenham suas capacidades cognitivas plenamente desenvolvidas.


Portanto, matricular seu filho no Abilitá é uma escolha que trará resultados positivos a curto, médio e longo prazo.


Nossa equipe pedagógica se preocupa em oferecer soluções educacionais e vivências saudáveis em um ambiente natural e acolhedor.


Matricule seu filho no Abilitá.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page