top of page
Buscar

Como as atividades motoras ajudam a desenvolver seu filho?

As atividades motoras ajudam a desenvolver seu filho quando bem trabalhadas e em conjunto ao desenvolvimento cognitivo.


Dessa forma, é possível estimular os pequenos para que aprenda a se expressar e ao mesmo tempo vencer as dificuldades em relação às áreas citadas.


As crianças que não passam por essa fase de estimulação e desenvolvimento da psicomotricidade, carregam ao longo da vida sérias consequências.


Por isso, é importante escolher uma escola que realmente ofereça toda a estrutura e planejamento para que seu filho receba o estímulo que precisa na fase certa.


Continue a leitura desse artigo e fique por dentro de mais informações sobre esse assunto.


Atividades motoras ajudam a desenvolver seu filho: quais os tipos existem?


Para que a criança tenha um desenvolvimento motor pleno é importante que ela seja estimulada desde os primeiros meses de vida.


Além disso, os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem precisam trabalhar o desenvolvimento global das crianças, incluindo a coordenação motora fina e grossa.


Para que você entenda um pouco mais vamos explicar o que é coordenação motora fina e grossa e demais tipos.


Coordenação Motora grossa


Quando falamos nesse tipo de coordenação é importante lembrar que ela trabalha os grandes grupos de músculos.


Portanto, para desenvolvê-los é preciso oferecer às crianças atividades físicas que promovam a movimentação de todo o corpo.


O uso da força e o impulsionamento são excelentes estratégias para estimular e desenvolver a coordenação motora grossa.


Portanto, a criança pode dançar, correr, pular, subir escadas, entre outros exercícios que promovem a movimentação dos músculos maiores. Brincadeiras ao livre, com espaços adequados favorecem muito o desenvolvimento dessas ações.


Coordenação motora fina


Para o desenvolvimento da coordenação motora fina, pais e professores devem estimular os pequenos músculos.


Para isso, é importante que eles saibam onde estão localizados. Os pés e mãos são os detentores dos menores músculos.


As atividades motoras que ajudam a desenvolver seu filho devem ser iniciadas em casa e também nos primeiros anos da vida escolar.


Quando elas não são trabalhadas devidamente, as crianças crescem com dificuldade na escrita, recorte e outras funções que fazem parte do dia a dia.


No entanto, em cada fase dos pequenos é preciso promover atividades que contribuam para o desenvolvimento da coordenação motora fina.


Por isso, é importante que a escola tenha um projeto pedagógico com atividades que colaborem diretamente para alcançar esse objetivo.


Coordenação motora geral


Como o próprio nome diz, esse tipo de coordenação inclui os músculos de uma forma geral, uma vez que em conjunto trabalham para que o corpo realize as mais diversas atividades.


Para que ela se desenvolva é importante que as crianças tenham liberdade para brincar, correr, pular com segurança.


Embora não pareça, essas atividades praticadas diariamente contribuem para que os pequenos desenvolvam e tenham melhor coordenação motora geral.


Coordenação motora específica


As atividades motoras que ajudam a desenvolver seu filho para uma atividade específica são aquelas que permitem que ele desenvolva alguma habilidade.


Por exemplo, chutar uma bola rumo ao gol, participar de jogos que exigem ações específicas, como basquete, entre outros.


Atividades motoras ajudam a desenvolver seu filho: como o Abilitá pode te ajudar


No Abilitá as crianças são motivadas desde o primeiro dia de aula, pois nossa equipe está preparada para oferecer o melhor para os seus filhos.

Por isso, as atividades são voltadas para desenvolver a coordenação motora de todas as formas e também a capacidade cognitiva.


No berçário Emmi Pikler


Além disso, elas têm total liberdade para buscar conhecimentos, expressar o que aprenderam por meio dos mais variados tipos de linguagens.


Nossa equipe pedagógica é formada por profissionais altamente capacitados que buscam inspirações em pensadores renomados do sócio construtivismo.


Ademais, oferecemos um espaço amplo em meio à natureza, em um ambiente rico em recursos naturais, pois a educação ambiental é uma de nossas prioridades.


Valorizamos a parceria com a família, como forma de facilitar o processo de ensino aprendizagem e criar estratégias eficazes para melhor aproveitamento dos alunos.


Investimos em atividades motoras que ajudam a desenvolver seu filho promovendo seu desempenho completo de suas funções.


Nossos projetos pedagógicos são elaborados a partir das experiências de vida das crianças de forma que elas possam escolher os conteúdos mais familiares.


Portanto, elas têm ampla liberdade para aprender brincando e por meio de investigações dentro do espaço que lhes é oferecido.


O resultado dessa estratégia de ensino é visto por meio de uma aprendizagem muito mais divertida e eficiente, além de incentivar as crianças a serem mais autônomas.


Ou seja, a escola será um ambiente comum à rotina da criança, mas livre da pressão e da cobrança tão comum nas escolas tradicionais.


4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page