top of page
Buscar

Como ajudar na adaptação das crianças durante o Ensino Infantil?


Mais um ano letivo está começando e, junto com ele, algumas mudanças surgem na vida das crianças. A adaptação à vida escolar é uma delas. A volta às aulas, seja na mesma escola ou em uma nova, é um processo de adequação e retomada da rotina que requer total atenção dos profissionais da educação e da família. Sempre no sentido de tornar este momento o mais leve e saudável possível. Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar nesse momento tão importante para seu(sua) filho(a):

Primeira vez na escola

O Abilità é especialista no cuidado de bebês de 04 meses a 1 ano de idade. E nós sabemos o quanto a adaptação no berçário é importante para a segurança emocional da criança e da família. Por isso, é interessante que você tenha disponibilidade para acompanhar seu(sua) filho(a) ao longo desse processo, para que ele seja ainda mais seguro e positivo. Além disso, uma dica válida é levar algum objeto de transição, como a naninha ou um brinquedo que carregue memórias do ambiente do bebê.


Nesse período de adaptação, pode ser que a rotina e o comportamento do bebê mude. Assim, é importante observar sua alimentação, sono e seus momentos de brincadeiras. E, caso haja alguma alteração, ela deverá ser compartilhada com a escola. Afinal, a criança se expressa através do choro, do corpo e de seus comportamentos.


A mudança na rotina da criança será sentida não apenas por você, mas também por ela. Esse processo de adaptação requer o esforço de lidar com as emoções que vão surgir. Por exemplo, se o choro começar, é importante ter paciência e demonstrar que a escola é um lugar seguro e que os profissionais estão prontos para receber a criança com todo carinho.


Mudança de escola

Ao longo da educação, é comum alguns pais mudarem seus filhos de escola, o que exige algumas adaptações.


A separação dos amigos, dos professores e as mudanças nos hábitos são pontos que vão ser sentidos pela criança durante esse processo. Nesse caso, é muito importante que ela saiba e veja a sua disponibilidade e, principalmente, o seu apoio emocional.


Além disso, estar por dentro do que seu(sua) filho(a) irá encontrar na nova escola é uma forma de mostrar segurança e confiança tanto no ambiente quanto nos próprios educadores. Os profissionais também são fundamentais para a adaptação da nova criança. Conhecer a criança, seu comportamento individual, acolher e apresentá-la aos seus novos colegas são ótimas formas de mostrar o quanto essa novidade é positiva para ela.


Como você pode ver, a adaptação à vida escolar é um processo que requer apoio e parceria entre pais, filhos e escola.

20 visualizações0 comentário
bottom of page