Buscar

Acolher é valorizar a individualidade de cada criança


Valorizar a primeira infância e o olhar para o cotidiano como meio fundamental para a formação do indivíduo. Há 40 anos, este é o compromisso do Colégio Abilità.

Entendemos que cada criança, ao chegar na escola, traz consigo suas histórias e experiências sobre o mundo. Compreender suas características individuais é o primeiro passo para preservar seu protagonismo e acolhê-la da melhor maneira possível e de acordo com o seu perfil.


Quando falamos sobre o acolhimento, é de grande importância fazer com que a criança se sinta bem nesse ambiente, respeitada e protegida pelos professores e colaboradores.

Por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a fazer parte deste processo e identificar se a escola valoriza essa momento:

  • A escola entende que o acolhimento acontece durante o ano todo e que vai além do período da adaptação?

  • Estabeleça contato direto com os responsáveis pela escola antes mesmo que as aulas comecem ou o mais cedo possível. Dessa forma, você poderá sentir o ambiente e conhecer as pessoas com as quais seu(sua) filho(a) irá se relacionar.

  • Procure orientar e explicar para a criança o que é a escola, quais atividades ela terá, as vantagens de frequentar esse ambiente, que ela irá encontrar pessoas nas quais pode confiar e que estão prontas para cuidar dela.

  • Tente incentivar a criança a expressar os seus sentimentos dentro e fora da escola.

  • Ofereça colo e apoio nos momentos de choro e de insegurança da criança.

  • Organize atividades que já são conhecidas pela criança, para despertar a memória afetiva e mostrá-las como algo positivo.


Com certeza, o acolhimento deve estar presente no dia-a-dia de toda escola e deve ser feito de forma individual, de criança para criança. E ele deve ser feito por todos os profissionais com os quais a criança terá contato e ao longo de todo o ano. Esperamos que essas dicas possam te ajudar a identificar como será o ambiente escolar do(a) seu(sua) filho(a).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo