Buscar

Como escolher uma escola que respeita a infância do seu(a) filho(a)?


Escolher a melhor escola para o seu filho pode ser uma jornada difícil. Afinal, é sempre um desafio decidir o ambiente e a metodologia ideais nessa fase tão importante que é a primeira infância.



Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:


Localização: Viver em grandes metrópoles nos faz valorizar ainda mais o tempo que levamos para chegar em determinados lugares e, como consequência, aguça a nossa atenção para o que está à nossa volta e próximo de nós. Visitar escolas do próprio bairro ou de localizações mais próximas é uma grande dica para iniciar a busca pela escola ideal.


Projeto pedagógico: A primeira infância é a fase onde a criança se desenvolve brincando. Essa maneira de aprender é o caminho para a formação de um indivíduo autônomo e sociável. Nesta fase, a criança desenvolve suas competências corporais, emocionais e sociais de maneira lúdica. Não deixe de conhecer e entender a inspiração pedagógica e a metodologia da escola e verificar se vão ao encontro do que você deseja para o(a) seu(a) filho(a).


Segurança: Este item é o mais lembrado, não apenas na escolha da escola em si, mas também em muitas situações da nossa vida. É importante estar atento às medidas de segurança adotadas para o bem-estar das crianças, nos procedimentos em casos de acidentes e nas orientações fornecidas pela escola em situações específicas, como no caso de doenças contagiosas.


Espaço: Um ambiente acolhedor e que estimule a curiosidade é essencial para o desenvolvimento de uma criança. Ela precisa de espaço para brincar, correr, se movimentar e explorar suas primeiras descobertas. De preferência, em contato com a natureza. Visite todos os ambientes que a escola possui e pergunte como esses espaços são aproveitados pelas crianças ao longo do cotidiano.


Alimentação: Em escolas que fornecem refeições para as crianças, é interessante avaliar o cardápio oferecido, além de visitar a cozinha para conhecer não só o local, mas também os responsáveis por todo o processo alimentar das crianças..


Parceria entre escola e família: Saber como se dá a comunicação entre a escola e as famílias é essencial para entender se a proposta está de acordo com o seu estilo de vida e com os valores que gostaria de passar para o(a) seu(a) filho(a). Além disso, é importante saber se há espaço para o diálogo entre as duas partes.


Com certeza escolher uma escola não é uma tarefa simples e rápida.

Existem muitos pontos a serem considerados antes de decidir onde serão os primeiros passos, experiências, trocas e vivências de seu(a) filho(a). Esperamos que essas dicas possam contribuir para a sua melhor escolha.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo