top of page
Buscar

Como a exploração dos elementos naturais ajudam no desenvolvimento das crianças?

Vivemos na era digital e por isso, é comum que as pessoas esqueçam o quanto os elementos naturais ajudam no desenvolvimento das crianças.


Promover uma infância com menos contato com telas é uma forma de contribuir para que elas tenham muito mais qualidade de vida.


Além disso, potencializa a criatividade, a psicomotricidade e ainda estimula o desenvolvimento cognitivo.


Por isso, na hora de escolher uma escola para o seu filho é importante conhecer sua metodologia de trabalho e os recursos pedagógicos auxiliares.


Continue a leitura deste artigo para conhecer quais as vantagens de escolher uma educação que valoriza a convivência com a natureza.


Elementos naturais ajudam no desenvolvimento das crianças: 5 vantagens que você precisa saber

1. Mais conhecimento e valorização do meio ambiente

Ao conhecer mais profundamente sobre o meio ambiente, os tipos de vida na terra, seus ciclos e os elementos naturais que ele oferece, a criança passa a valorizar o mundo em que vive.


Sendo assim, é importante que desde os primeiros anos de sua educação escolar, ela tenha contato direto com a natureza e aprenda a extrair de forma sustentável os recursos que ela oferece.


Dessa forma, ele será um cidadão mais consciente e responsável por suas ações no dia a dia e a forma como elas impactam o presente e o futuro da vida humana no planeta.


2. Identificam melhor as sensações e os 5 sentidos

Os elementos naturais ajudam no desenvolvimento das crianças permitindo que elas tenham maior facilidade para identificar as sensações.


Isso se deve ao fato delas terem contato com substâncias de diferentes aspectos e texturas, ao tocá-las durante as brincadeiras ou mesmo nas aulas, provocam diferentes sensações.


Portanto, o tato, o olfato, a visão e a audição são desenvolvidas de uma forma muito mais completa quando as crianças têm a oportunidade de realizar as propostas em ambiente aberto e com a natureza exposta.


3. Melhor desenvolvimento físico e cognitivo

Diferente do uso constante de telas proposto em algumas escolas,ter maior contato com os elementos naturais ajuda no desenvolvimentos das crianças de maneira potencializada.


Isso acontece devido ao ambiente em que elas estão inseridas e os recursos pedagógicos utilizados durante as aulas.


A convivência diária com a natureza e seus recursos aguça a curiosidade, permitindo que as crianças usem melhor sua capacidade e desenvolvam suas habilidades.


Esse estímulo natural contribui para melhor desenvolvimento físico, pois as crianças participam de aulas muito mais dinâmicas.


E a capacidade cognitiva é estimulada ao analisar os elementos naturais e manter contato direto com eles, uma vez que os pequenos se tornam muito mais curiosos em relação à vida na natureza.


Ou seja, eles mesmos colocam o cérebro para trabalhar de uma forma muito mais rápida e eficiente, resultando em muito mais capacidade de análise, pensamento e decisão consciente.


4. Facilidade para sociabilização


Aprender a conviver com outras crianças, respeitar limites e combinados pode ser um desafio muito maior para algumas crianças.


No entanto, o processo de socialização pode ser muito mais tranquilo quando os pais optam por uma escola que valoriza a educação em meio à natureza.


Pois, os elementos naturais ajudam no desenvolvimento das crianças contribuindo para que elas fiquem mais calmas e tenham maior capacidade de interagir com outras pessoas.


Além disso, elas aprendem a respeitar limites e comportamentos alheios e a se comunicar de uma forma mais clara e eficiente.


Expressando seus sentimentos e entendendo melhor os sentimentos das pessoas que fazem parte do seu convívio diário.


5. Estimula a criatividade

Ao brincar com os elementos da natureza, as crianças precisam desenvolver sua criatividade ao montar seus próprios brinquedos a partir dos recursos disponibilizados a elas.


Dessa forma, a criatividade e a capacidade cognitiva das crianças são estimuladas e elas se tornam aptas a se reinventar em situações variadas.


Esse processo criativo de aprendizagem reflete no futuro, pois o cérebro estará sempre acostumado a trabalhar para encontrar soluções para conflitos normais ao longo da vida.


Ademais, quando são estimuladas a investigar sobre a vida dos animais e plantas, elas desenvolvem sua capacidade de assimilação de conhecimentos.


E consequentemente se torna capaz de reproduzir o que aprendeu com muito mais facilidade. Por isso, a importância de escolher uma escola com uma educação voltada para as questões ambientais.


Conclusão

Se você ainda não escolheu a escola para matricular seu filho, lembre-se que há questões que não podem jamais ser negligenciadas.


Promover uma educação de qualidade nos primeiros anos da criança vai contribuir para que ela seja um adulto com maiores possibilidades de sucesso.


Por isso, na Abilitá oferecemos um ambiente com uma natureza rica para que os nossos alunos tenham contato com os elementos naturais e desenvolvam ao máximo seu potencial.


Não perca mais tempo procurando a escola ideal para o seu filho. Entre em contato conosco e venha nos conhecer.


49 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page