top of page
Buscar

Como a escola construtivista pode ajudar na formação dos seus filhos?

Para saber como a escola construtivista pode ajudar na formação dos seus filhos é importante conhecer como essa proposta funciona.


Numa educação construtivista a criança é o centro do processo educativo. Sendo assim, são estimulados a se tornarem autônomos desde pequenas.


Ou seja, todas as propostas realizadas têm como objetivo principal atribuir significado a todos os conteúdos que são apresentados às crianças, assim tudo é apreendido, construído junto com elas.


Nessa forma de ensino compreendemos a criança, como um ser cheio de dúvidas, com um grande desejo que descobrir como um mundo funciona e que o professor está ali para mediar essas descobertas, por isso nada vem pronto, sendo necessária a presença do professor para “linkar” o conhecimento com os interesses das crianças.


Continue a leitura deste artigo para entender um pouco mais sobre a escola construtivista pode colaborar com o desenvolvimento do seu filho.


A escola construtivista pode ajudar na formação dos seus filhos: veja as vantagens de investir nesse tipo de educação


1. O aluno se torna o autor do seu processo de aprendizagem

Embora a escola ofereça o planejamento pedagógico, é por meio das interações dos alunos que os temas são escolhidos.


Dessa forma, por ter uma gama maior de possibilidades e sempre se adequar ao tema de interesse do grupo, a criança pode escolher as atividades que mais lhe despertam o interesse, sem comprometer a qualidade e eficiência da aprendizagem.


A curiosidade da criança natural é valorizada, para que a criança continue com seu interesse genuíno de saber como o mundo funciona. Perguntas são respondidas com outras perguntas e assim a escola se torna um espaço interativo e muito estimulante.


Respeito, auto-conhecimento, auto-confiança, resolução de conflitos, imaginação, criatividade e tantas outras habilidades se desenvolvem de forma autônoma e definitiva em nossas crianças.


2. As estratégias educacionais são inovadoras

No ensino tradicional, as crianças têm acesso às mesmas atividades e dinâmicas de ensino, com pouquíssimas variações em sua prática, independente da região do país que estão e do interesse que tenham.


Enquanto que no construtivismo os alunos são estimulados a pesquisar e buscar conhecimentos para encontrar as respostas que precisam e ao mesmo tempo construir suas suposições.


Então surgem os projetos que são definidos em cada turma, a partir de um tema de interesse do grupo. Essa investigação, é realizada ao longo do ano, com várias etapas de pesquisas e até excursões pedagógicas, para complementar o projeto. Assim todos os materiais de apoio são produzidos pelos educadores para as crianças.


Portanto, estamos falando de uma forma muito mais significativa e colaborativa de aprender, colocando a criança no centro do processo de ensino aprendizagem.


Ademais, quando a criança tem a liberdade de ir em busca do conhecimento e pode expor o que aprendeu, ela se torna muito mais auto confiante.


Ou seja, no futuro, ela será um adulto com muito mais autonomia e segurança na hora de tomar decisões importantes.


3. Avaliações diferenciadas

No sistema de ensino tradicional as avaliações são feitas de uma maneira que o estresse e a insegurança dos alunos sobrepõem aos seus conhecimentos.


No construtivismo a proposta é totalmente diferenciada, pois a realidade do aluno, suas vivências no ambiente escolar são consideradas e avaliadas.


Ou seja, é uma forma de aprendizagem livre de pressão e com a oportunidade de aprofundar sobre os mais diversos assuntos que fazem parte da realidade do aluno.


Quanto mais envolvido ele estiver, maiores as chances de absorver conhecimentos, o que dispensa o estresse das avaliações tradicionais.


4. Não há acúmulo mecânico de conhecimento

Uma das formas que a escola construtivista pode ajudar na formação dos seus filhos é por meio da promoção de processo de aprendizagem com maior liberdade.


As aulas não se limitam à transmissão de conhecimento por parte do professor, enquanto o aluno é apenas um mero aprendiz acomodado.


Na educação construtivista, o estímulo para o desenvolvimento da capacidade cognitiva acontece por meio das experiências que o aluno vive em seu dia a dia. Ou seja, seu pensamento e reflexão sobre um determinado tema não se limita ao tempo que ele está em sala de aula.


Essa forma de absorver conhecimentos torna o aluno muito mais consciente, crítico e autoconfiante para expor suas opiniões.


Como resultado, ele desenvolve o equilíbrio emocional essencial para expor ideias, aceitar as novas e respeitar as opiniões diferentes.


Na educação infantil esses itens não se aplicam.


A escola construtivista pode ajudar na formação dos seus filhos: dicas para escolher uma boa escolha

Certamente, se você acredita nos benefícios da educação construtivista para ajudar seus filhos a se desenvolverem plenamente, é importante escolher a escola ideal.


Para obter sucesso nessa tarefa, você pode precisar observar alguns aspectos importantes na escola em que deseja matricular seu filho.


1. Abordagem construtivista: converse com a equipe pedagógica para certificar-se que a escola realmente tem o construtivismo como metodologia de ensino.


2. Avalie a relação dos profissionais entre si: para o sucesso no processo de ensino aprendizagem é importante que toda a equipe esteja engajada em uma só causa.


Essa escolha precisa estar de acordo com os seus ideais de educação


Um ambiente harmonioso será sempre a melhor opção para que os alunos convivam e desenvolvam suas capacidades cognitivas e emocionais.


3. Espaço físico da escola: para um processo de ensino aprendizagem muito mais proveitoso, é importante que a criança tenha espaço para circular e brincar.


Preferencialmente que ele tenha uma natureza rica para proporcionar aos alunos a oportunidade de estudar em um local agradável e com ar puro, como é o caso do Colégio Abilità.


Não efetue a matrícula antes de ir pessoalmente à escola para conhecer todo o espaço e a equipe pedagógica. Dessa forma, você fará uma escolha muito mais consciente.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page